Resumo

Este artigo tem o objetivo apresentar os resultados da pesquisa “Atleta não estuda? Investigando a evasão escolar dos alunos- atletas na educação superior”[1] que verificou se a legislação educacional e esportiva brasileira assegura a permanência e conclusão da educação superior dos jovens desportistas, bem como desvelou a difícil escolha que fazem entre a escolarização, em nível superior, e possibilidades de ascensão social de talentos esportivos. Trata-se uma investigação de natureza qualitativa, do tipo exploratório, baseada em análise documental e bibliográfica, complementada com entrevista de dez alunos evadidos e dez alunos que prosseguiram nos estudos, de uma população de 25 alunos-atletas bolsistas matriculados em Educação Física, em 2012, em uma Instituição Privada de Educação Superior, com tradição no programa “Bolsa-Atleta”. Identificou-se uma contradição entre a legislação esportiva e a legislação educacional, no que se refere ao controle de frequência dos alunos-atletas, matriculados em cursos presenciais e, ainda, observou-se que o esporte para este grupo de alunos ouvidos, representa uma alternativa de ascensão social e econômica, às vezes, mais atraente do que a educação universitária, contribuindo para o abandono dos estudos.

Palavras-chave

Ascensão social. Políticas educacionais para a educação superior. Legislação esportiva. Escolarização de atletas. Formação de talentos esportivos.

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