Escolinha de Futebol Para o Sistema Escolar do Rio de Janeiro: Adaptando o Empírico Ao Conhecimento Teórico.

Por: Mário Hermes Feitoza.

100 páginas. 1996

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Resumo

A prática do futebol de campo no Brasil, em particular a prática esportiva e iniciação do futebol de campo no sistema escolar é debatido através de abordagens na legislação, (aspectos legais da prática desportiva); na sociologia, (implicações e simbolismos); na pedagogia,(através da análise do desporto e da competição relacionados à saúde e a aptidão física); na educação física escolar e no relacionamento entre treino e educação; na abordagem administrativa onde é integrada a programação ao planejamento da atividade física; e na abordagem psicomotora onde se destaca a importância da família no desenvolvimento da prática escolar e no desenvolvimento de crianças e jovens. O objetivo foi o de verificar junto a professores de educação física, atuantes no futebol, como sentem a prática do futebol nas escolas e se ele é possível na sua organização original de campo. Foi utilizada, como metodologia, a aplicação de entrevistas através de questionários feitos pelo próprio pesquisador. Como resultado, revelou-se a necessidade de se dar mais importância à iniciação do futebol no âmbito escolar, visto que este é comprovadamente uma paixão nacional, sendo utilizado com objetivos comerciais, políticos e educacionais. As escolinhas de futebol indicam uma nova tendência no estilo de jogo.

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