Escritores da Liberdade: a Escola Contemporânea na Linguagem Cinematográfica

Por: Alda Lúcia Pirolo, Deiva Mara Delfini Batista Ribeiro, João Jorge Silva Neto, Juliana Vieira Marques, Layla Mariana Maiante Pinto, Priscila Yumi Shiotani e Telma Adriana Pacífico Martineli.

XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Este texto objetiva apresentar, a partir do projeto de pesquisa das fontes áudioimagéticas (Grupo EDUFESC/DEF/UEM), a primeira análise dos filmes acervados no projeto. Definiu-se o filme Escritores da Liberdade (2007), tendo como pauta de discussão a representação da escola contemporânea, identificando o modelo de educação/escola, a relação professor/aluno e o contexto sócio-político-cultural. O estudo foi de caráter qualitativo, por meio de uma sinopse interpretativa. Neste processo, encontramos uma escola em um contexto cujas relações sociais são mediadas pela miséria, violência e preconceito, afetando a relação professor/aluno/conhecimento, ou seja, mostrando o que os sujeitos estão vivenciando na sociedade que os produziu.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2009/XVI/paper/view/1167

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.