Escritores da Liberdade: a Escola Contemporânea na Linguagem Cinematográfica
Por: Alda Lúcia Pirolo, Deiva Mara Delfini Batista Ribeiro, João Jorge Silva Neto, Juliana Vieira Marques, Layla Mariana Maiante Pinto, Priscila Yumi Shiotani e Telma Adriana Pacífico Martineli.Resumo
Este texto objetiva apresentar, a partir do projeto de pesquisa das fontes áudioimagéticas (Grupo EDUFESC/DEF/UEM), a primeira análise dos filmes acervados no projeto. Definiu-se o filme Escritores da Liberdade (2007), tendo como pauta de discussão a representação da escola contemporânea, identificando o modelo de educação/escola, a relação professor/aluno e o contexto sócio-político-cultural. O estudo foi de caráter qualitativo, por meio de uma sinopse interpretativa. Neste processo, encontramos uma escola em um contexto cujas relações sociais são mediadas pela miséria, violência e preconceito, afetando a relação professor/aluno/conhecimento, ou seja, mostrando o que os sujeitos estão vivenciando na sociedade que os produziu.
Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2009/XVI/paper/view/1167