Resumo

Este trabalho busca discutir quais as concepções de corpo dos alunos egressos da primeira turma de formandos da ESEFFEGO e que papel exerceram posteriormente, já como professores da instituição, na caracterização da Educação Física goianiense durante a década de 1960. Assim sendo, levando em consideração que os procedimentos metodológicos desta pesquisa privilegiaram os sistemas de sentidos e significados dos participantes da investigação, interessou-me também compreender as seguintes questões: quais elementos simbólicos compunham as concepções de corpo dos informantes desta pesquisa? Como as concepções de corpo dos alunos egressos da primeira turma se articulavam com os ideários de homem e de sociedade que sustentaram a cidade de Goiânia durante a década de 1960? De que forma as concepções e práticas desses alunos consubstanciaram a Educação Física como campo de conhecimento no ensino superior em Goiás? Espera-se, como resultado desta pesquisa dar visibilidade à construção de um ideário de corpo encontrado no curso de Educação Física na ESEFFEGO e as suas interrelações com o contexto cultural e social da história do ensino superior na cidade de Goiânia

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