Espaço de Convivência Jardim da Vida I – Dom Luciano Mendes de Almeida: Diagnóstico do Lazer dos Moradores de Rua

Por: .

XXV ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo


A proposta deste trabalho é analisar as práticas de lazer realizadas por moradores de rua no espaço de convivência Jardim da Vida I – Dom Luciano Mendes de Almeida, localizado no bairro Parque Dom Pedro II, na cidade de São Paulo. O espaço de convivência é um equipamento de acolhimento da população moradora de rua e dispõe de cerca de quinze educadores e assis tentes sociais, que criam vínculos com os moradores de rua para oferecer assistência psicossocial, auxílio na busca por emprego e moradia, entre outros. De acordo com a prefeitura de São Paulo, a função do espaço é oferecer atividades de lazer e promover a socialização entre os moradores de rua de maneira que contribua para a inserção social deles. Os objetivos específicos instituídos foram: considerar as opiniões dos frequentadores do espaço de convivência para compreender como se desenvolvem as atividades no local; compreender as práticas de lazer atuais e passadas dos moradores de rua no ambiente externo ao espaço de convivência, além disso, reconhecer a importância do lazer e do espaço de convivência para os moradores de rua e para a construção de uma sociedade mais equitativa. Acredita-se que o trabalho contribuiu para discussão sobre as minorias sociais no âmbito do lazer e para o desenvolvimento de políticas públicas de lazer, para que de alguma maneira colaborem para a reinserção social dos moradores de rua. O
método utilizado foi o da história oral, como técnica, a entrevista temática, e para a discussão, o grupo analisou as entrevistas de maneira documentalista e analista completa. Após a análise dos dados foi possível perceber que o espaço de convivência Jardim da Vida I não cumpre sua função de oferecer atividades de lazer ou quaisquer atividades que auxiliem o morador de rua a sair da con dição social em que vive. Neste contexto este trabalho permitiu observar que a cidade de São Paulo ainda carece de políticas públicas e outras ferramentas que permitam reverter o quadro das pessoas em situação de rua na cidade.
 

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.