Espaço, Escola, Educação Física e Ensino Médio: Um Caminhar Sistêmico

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2014 00/00/0000

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Resumo

O presente trabalho trata de um levantamento teórico/bibliográfico sobre o espaço, a escola, a educação física e o ensino médio. Tal procedimento foi feito à luz da teoria sistêmica de Capra (2006); buscou-se interconectar os conceitos trabalhados com vistas a perceber e estabelecer relações, comunicações, interações. Sobre o conceito de espaço, foram estudadas dimensões ligadas a Geografia, a Arquitetura, a Sociologia, a História, ao Direito, a Psicologia, a Filosofia, a Biologia e a Antropologia. Como nos afirma Capra, se interpretarmos as áreas de forma isolada, perdemos as características sistêmicas que objetivamos. Por esse motivo, a preponderância de análise está no caráter interdependente de toda e qualquer parte para com as outras. No que tange à educação, o trabalho busca o mesmo olhar sistêmico, atentando para a história, para a sociedade e outros determinantes dos processos educativos na jornada humana pela Terra, dando ênfase especial à fase do ensino médio. Sobre essa fase de ensino, foram estudadas as condições e diversos fatores que influenciam o público desse estágio específico da educação formal. Por fim, todos esses sistemas de sistemas se inter-relacionam com os sistemas da área de Educação Física. Buscamos interfaces comuns, sempre mantendo o olhar sistêmico, processual e dinâmico. Buscou-se que temáticas específicas da Educação Física, como o esporte, estabelecessem relações com o espaço, com a escola e com o ensino médio. Á guisa de um fechamento, objetivou-se refletir sobre o que foi trabalhado com vistas a identificar algumas ideias essenciais. Concebeu-se também, de um ponto de vista sistêmico, um entendimento sobre a natureza incessante de movimento presente na vida, fazendo com que, na verdade, se perceba que nada acabou: tudo está sempre em jornada.

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