Espaço Movimento: Programa de Exercício Físico Como Estratégia de Prevenção na Saúde Suplementar

Por: Afonso Timão Simplicio, Emanuel de Almeida Lima, Guilherme de Azambuja Pussieldi, Isabella Carolina Silva Pereira, Maysa Araujo Carvalho, Robson da Silva Miranda e Valéria Cristina de Faria.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.22 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse estudo foi descrever um programa de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças desenvolvido por uma operadora de saú-de suplementar por meio de resultados atingidos e atividades realizadas desde sua implementação. Para demonstrar os resultados atingidos fo-ram selecionados servidores ativos e inativos da UFV Campus Florestal, e seus dependentes, participantes dessa operadora, atendidos no Espaço Movimento nas duas modalidades, grupo da academia (GA) e grupo de caminhada/corrida (GCC). Todos foram submetidos à avaliação an-tropométrica e de perfil de estado de humor, e a um teste de flexibilidade no momento inicial e a cada seis meses; e apenas no GCC foi avaliado o VO2Máx. O GA, submetido a 12 meses de intervenção, foi composto por 45 participantes, 25 homens e 20 mulheres, com idade média de 46,07 ± 15,74 anos. O GCC, submetido a seis meses de intervenção, foi composto por 12 participantes, 10 mulheres e dois homens, com idade média de 42,75 ± 13,84 anos. Para apresentar as atividades realizadas foi utili-zado o modelo lógico adotado no período de 2013 a 2015. Os resultados de ambos os grupos atendidos apresentaram melhoras significativas nos índices de aptidão física, variáveis antropométricas e de saúde mental. Entre o período de 2013 a 2015 foram desenvolvidos três eventos que são oferecidos anualmente à comunidade de Florestal, os quais abrangem uma ampla faixa etária, de crianças à idosos. Diante do exposto, a pro-posta do Espaço Movimento parece ser inovadora na saúde suplemen-tar e se demonstra efetiva diante dos resultados observados

Endereço: http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/9656

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.