Resumo

O estudo teve por objetivo avaliar a existência de espaços para os jogos espontâneos e motores no tempo de recreio escolar e os tipos de jogos realizados nesse tempo/espaço. A pesquisa foi desenvolvida em 14 escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS, sendo duas de cada região (Segredo, Prosa, Bandeira, Anhanduizinho, Lagoa, Imbirussu e Centro). A técnica de investigação adotada foi a observação sistematizada, utilizando como instrumento um Diário de Campo. Os resultados mostram que não existe nenhum tipo de espaço criado especificamente para o jogo no recreio escolar, fazendo com que a vivência dos jogos espontâneos e motores se limitem à utilização das quadras (quando o acesso é permitido) e pátios. Dentre as atividades, as brincadeiras de luta foram as mais realizadas. Conclui-se que, as escolas avaliadas não têm dado a merecida atenção à importância da criação e disponibilização de espaços para os jogos no recreio escolar, podendo a predominância das brincadeiras de luta ser um reflexo da carência espacial.

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