Espaços Públicos de Lazer: Distribuição, Qualidade e Adequação à Prática de Atividade Física

Por: Andrea Böhm, Andressa Blanke, Bruno Nunes, Grégore Mielke, Inacio Silva, Mariana Nachtigall, Maurício Cruz, Pedro Hallal, Rafaela Martins e Werner Müller.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.20 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Os espaços públicos de lazer representam uma alternativa de ampliação e democratização do acesso a locais propícios para prática de atividade física. O objetivo do estudo foi descrever os espaços públicos de lazer em termos quanti e qualitativos, assim como sua adequação para a prática de atividades físicas e distribuição na cidade. Foi realizado um estudo observacional descritivo, realizado na zona urbana do município de Pelotas/RS. Aspectos de conforto, estética e adequação à prática de atividades físicas foram avaliados por meio do instrumento Physical Activity Resource Assessment (PARA) em praças, parques e canteiros habitáveis. Informações sobre renda e densidade populacional dos setores censitários foram baseadas no censo demográfico de 2010. Foram identificadas 110 praças e oito parques. Mais deles (57,6%) apresentam algum atributo para prática de atividade física, enquanto nos canteiros este percentual foi de 44,8%. Espaços para prática de futebol e parquinhos foram as estruturas mais comuns em praças/parques (47,5% e 43,2%, respectivamente), enquanto pistas/trilhas de caminhada foram as mais comuns nos canteiros (43,3%). Em geral, 45,7% das estruturas apresentaram boa qualidade. Quanto maior a média de renda domiciliar dos setores censitários, maior o número de espaços de lazer (r = 0,31) e uma relação inversa foi encontrada com densidade populacional dos setores censitários (r = -0,32). Assim, evidenciou-se iniquidades socioeconômicas e demográficas na distribuição dos espaços públicos de lazer, bem como uma pequena diversidade das estruturas para a prática de atividade física e a necessidade de (re)qualificação dos espaços públicos já existentes.

Endereço: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/view/4609

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.