Espécies Vegetais Utilizadas na Alimentação e na Medicina Caseira

Por: Aline Linares Fujisawa, Ezilda Jacomassi, Luciane Maria Merigo, Millena da Silva Alves, Rafaela Bertão de Azevedo, Rossana Beal e Rosselyn Gimenes Baisch.

Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar - v.6 - 2002

Send to Kindle


Resumo

Extraídos da natureza os alimentos desempenham o papel de nutrir os seres vivos, fornecendo-lhes o material necessário a sua sobrevivência e ao exercício de suas funções. Os alimentos do reino vegetal utilizados pelo homem podem ser de composição simples ou complexa, formados especialmente por nutrientes. Este trabalho visa o estudo de espécies vegetais utilizadas na alimentação e na medicina popular, bem como enfatizar as substâncias ativas das espécies estudadas. Foram pesquisadas inicialmente 50 espécies medicinais, das quais selecionou-se 10. Os resultados demonstram que são muitas as espécies vegetais usadas na culinária que também possuem grande poder medicinal, onde muitas vezes as pessoas desconhecem o uso terapêutico. As espécies pesquisadas foram: chicória (Chicorium intybus) e milho (Zea mays) usados como diuréticos; açafrão (Curcuma longa) como sedativo; aveia (avena sativa) que promove o combate do colesterol; louro (Laurus nobilis) que auxilia na digestão; stevia (Stevia rebaudiana) e soja (Glycine max) que são popularmente utilizados como calmantes; chuchu (Sechium edule) no combate a hipertensão; colorau (Bixa orellana) usado contra bronquite; e azeitona (Syzygium jambolana) que controla o diabetes. Todas as espécies estudadas são utilizadas como alimento e/ou condimento e atuam também como medicinais. Por fim, podemos concluir que muitos produtos de origem natural, além de utilizados como alimentos podem ser empregados na terapêutica, aproveitando, desta forma, os princípios ativos responsáveis pelo efeito medicinal.

Tags:

O que são tags? Tags são palavras-chave (relevantes) usadas, no CEV, para classificar um determinado conteúdo.
Que tal sugerir uma?

Comentários


:-)





© 1996-2014 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.