Esporte: Aprender Brincando no Ensino Fundamental

Por: , Amanda Souza da Silva, Marianna S Gonçalves Ferreira, Mônica Pereira Raulin, Natan Mattos de Brito, Paula Gadelha Rodrigues, Tiago Barbosa do Nascimento e Vitor G Felisberto da Costa.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O presente artigo tem como finalidade estudar o esporte através das brincadeiras, enquanto ferramenta no processo de ensino e aprendizagem para as crianças no ensino fundamental. Tendo em vista que o ato de brincar é de fundamental importância para a iniciação esportiva. A metodologia qualitativa deu suporte ao processo através de um registro detalhado por meio do uso de instrumentos de áudio e outros meios de evidências documentada através da análise de dados e entrevistas para enriquecimento da ferramenta, através de um professor e alunos de uma escola da rede pública do município de Rio Branco/AC e acadêmicos do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Acre. Diante do exposto a coleta apresentou dados significativos para o embasamento, quanto a compreensão do tema proposto e sua ressignificação no ambiente escolar, visto que a partir das práticas culturais, entre elas o brincar estaremos possibilitando habilidades essenciais para a formação do cidadão. Fica evidenciado que o desenvolvimento e aprendizado voltados para a construção lúdica do esporte através do brincar, auxilia no processo de apropriação cultural da criança em suas capacidades motoras, intelectuais, afetivas e de relacionamento interpessoal. Contudo o aprendizado somente irá ocorrer se o professor souber utilizar de forma adequada as brincadeiras, realizando a ligação com o esporte. Podemos concluir que as brincadeiras sistematizadas no esporte são fundamentais na formação do cidadão, pois as habilidades proporcionadas darão base para outras atividades esportivas e para a vida inteira.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.