Esporte e Cidadania: Uma Relação Apenas Anunciada na Formação Docente

Por: Guilherme Marson Junqueira.

125 páginas. 2004 29/11/2004

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho aborda questões que relacionam o esporte à cidadania, bem como a formação acadêmica dos professores de Educação Física das escolas estaduais e particulares de São João da Boa Vista – SP. O trabalho está inserido na linha de pesquisa “Docência, Universidade e Formação de professores”, do curso de Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Por meio de uma investigação qualitativa, buscamos detectar qual é a compreensão que os professores de Educação Física possuem a respeito das relações sociais do esporte moderno com o desenvolvimento da sociedade. Buscamos compreender como a educação pode influenciar a formação de um modelo de participação social, a fim de estabelecermos as relações entre o esporte moderno e o capitalismo e posteriormente com a cidadania. Fundamentamos nossos estudos em autores como P. Freire, M. Enguita, A. Gebara, N. Elias, E. Dunning, V. Bracht, M. Gadotti, R.F. Lucena, J.P.S. Medina, D. Saviani e E. Vieira, entre outros. A pesquisa de campo envolveu a aplicação de questionários aos professores de Educação Física e concluímos que a estrutura, o estado de conservação das escolas, os recursos materiais disponíveis e a compreensão de cidadania dos professores pesquisados, contribuem para a construção de um modelo de cidadania alienado, baseado no senso-comum, em virtude da pouca importância dada ao tema na sua formação acadêmica.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?listaDetalhes%5B%5D=1620&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.