Esporte e Clube Sócio-esportivo: Percurso, Contextos e Perspectivas a Partir de Um Estudo de Caso em Clube Esportivo Espanhol

Por: .

2010 08/02/2010

Send to Kindle


Resumo

O esporte configura-se como fenômeno sócio-cultural, sendo suas características tão dinâmicas como a própria sociedade que o configura em suas ações cotidianas. Sua versão moderna data do final do século XVIII, na Inglaterra, e sua expansão foi impulsionada por instituições, em especial a escola e o clube. Na contemporaneidade o clube sócio-esportivo é ainda uma das principais organizações de fomento ao esporte em diferentes países, como no Brasil. Entretanto, nas últimas décadas, o esporte transformou-se e vem se adaptando ao mundo globalizado, à sociedade de consumo e mais individualizada, à velocidade dos meios de comunicação, manifestando-se de formas múltiplas e atendendo aos diferentes segmentos da sociedade. Diferentemente, o clube sócio-esportivo se divide entre aspectos tradicionais de sua gestão e funcionamento e as exigências atuais de diversificação e profissionalização, o que caracteriza o momento atual dessa instituição como de crise, em especial diante do modelo de esporte federado. A partir deste panorama, o estudo contempla a interface entre esporte e clube sócio-esportivo, objetivando compreender o atual momento no contexto brasileiro, a fim de sinalizar para novas possibilidades de relação do clube sócio-esportivo com o esporte. Para isso, a partir de pesquisa bibliográfica, descreve a evolução do esporte e o relacionamento do clube sócio-esportivo com o fenômeno desde seu período moderno até o contemporâneo, destacando o contexto brasileiro. Com base na discussão teórica, a pesquisa avança para um estudo de caso em um clube esportivo espanhol, o "Club Básquet Coruña", o qual vem apresentando êxito na oferta do basquetebol no modelo federado, apresentando nos últimos cinco anos um aumento de 374,5% de atletas federados vinculados ao clube e resultados de sua equipe adulta que os levaram a ascender em três ligas profissionais da modalidade no país. O estudo do caso se deu a partir de entrevista semi-estruturada com dirigentes da entidade a fim de identificar ações de gestão que tem viabilizado o crescimento esportivo e institucional na interface do clube com as possibilidades do esporte contemporâneo. O estudo foi organizado perspectivando contemplar cinco objetivos específicos: (1) descrever a relação do clube sócio-esportivo com o esporte ao longo de três períodos específicos, quais sejam, o moderno, a transição e o contemporâneo; (2) compreender o clube sócio-esportivo no contexto brasileiro; (3) estudar o clube esportivo no contexto espanhol; (4) sinalizar para possibilidades de fomento ao esporte via clube no contexto contemporâneo; (5) sinalizar para possíveis contribuições que o fomento ao esporte pode trazer à instituição clube. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000770298&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.