Resumo

O presente trabalho teve por objetivo estabelecer uma correlação entre a ,metodologia empregada no desporto competitivo infanto-juvenil, e a participação ,de crianças e adolescentes em competições desportivas, com possíveis ,transgressões ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8069/90). Para ,tanto, foram investigados fatores como a adesão à modalidade, noções de direitos ,da criança e do adolescente, impressões sobre a família, sobre o técnico, além ,das impressões pessoais e de auto-estima, de atletas pertencentes às equipes de ,Atletismo e Natação da Fundação Municipal de Esportes de Joinville, em Santa ,Catarina. A amostra foi composta por 10 (dez) atletas, de ambos os sexos, de ,cada uma das modalidades, num total de 20 (vinte), que já estivessem ,competindo há, no mínimo, 2 (dois) anos. Aos atletas aplicou-se um questionárioespecialmente elaborado para o propósito deste trabalho, e uma entrevista ,individual, tendo sido a coleta de dados complementada por meio de observação ,das atividades realizadas durante os treinamentos. Os dados coletados foram ,organizados através de processo de análise descritiva e de comparação dos ,índices percentuais decorrentes das freqüências das variáveis categóricas, por ,envolverem variáveis qualitativas, e posteriormente confrontados com a legislação ,em questão. Concluiu-se, assim, que o desporto competitivo para crianças e ,adolescentes, da maneira como vem sendo conduzido, constitui-se numa forma ,de cerceamento aos seus direitos, muito embora não afronte diretamente os ,preceitos sociais. Sua função educativo-formativa é sublimada pela priorização do ,rendimento, deturpando seu real propósito de formação do indivíduo em equilíbrio ,consigo mesmo e com o meio. Somente a partir de uma definição do que consiste ,o esporte adequado à crianças e adolescentes, e do estabelecimento de limites e ,normas legais para seu funcionamento, será possível restituir e preservar a ,juventude como ela merece.

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