Esporte Contemporâneo: Perspectivas Para a Compreensão do Fenômeno

Por: Antônio Montero Seoane, Carine Collet, e .

Corpoconsciência - v.22 - n.3 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O esporte configura-se como um fenômeno sociocultural, com características dinâmicas que acompanham a evolução da sociedade. Sua versão moderna data do final do século XVIII e sua expansão foi impulsionada por instituições, como a escola e o clube. Entretanto, nas últimas décadas, o esporte transformou-se e vem se adaptando ao mundo globalizado, à sociedade de consumo e aos meios de comunicação, manifestando-se de formas múltiplas e atendendo aos diferentes segmentos da sociedade, evidenciando a necessidade de melhor explorar esse assunto. O presente estudo contempla a interface entre esporte e suas características, objetivando evidenciar a diversidade que caracteriza o fenômeno esportivo no cenário contemporâneo. Para tanto, o estudo discorre acerca de aspectos relacionados à ampliação do fenômeno esportivo, diversidade de cenários, práticas e personagens, bem como os significados e a pluralidade do esporte contemporâneo, inserido em um contexto sociocultural que se manifesta de forma complexa.

Referências

ANDREWS, David; RTZER, George. The grobal in the sporting glocal. Global Networks: the authors(s) journal compilation, v.7, n.2, 2007.

BENTO, Jorge Olímpio. Desporto: discurso e substância. Belo Horizonte: Casa da Ed. Física/Ed. UNICAMP, 2013.

COAKLEY, Jay. Sport in society: issues and controvesies. New York: WCB/McGraw Hill, 1998.

COB – Comitê Olímpico Brasileiro. Disponível em: Acessado em 26 de jun. 2009.

ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difusão, 1992

GALATTI, Larissa Rafaela. Pedagogia do esporte: o livro didático como um mediador no processo de ensino e aprendizagem de jogos esportivos coletivos. 2006. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

GALATTI, Larissa Rafaela. Esporte e Clube Sócio-esportivo: percurso, contextos e perspectivas a partir de estudo de caso em clube esportivo espanhol. 2010. 305f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

GALATTI, Larissa Rafaela, PAES, Roberto Rodrigues, DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do Esporte: livro didático aplicado aos Jogos Esportivos Coletivos. Motriz: Revista de Educação Física, v.16, p.751-761, 2010.

GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, n. 1, 2014.

GOELLNER, Silvana Vilorde. Locais da memória: histórias do esporte moderno. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p. 79-86, jul./dez. 2005.

GUTTMANN, Allen. From ritual to record: the nature of modern sports. New York: Columbia University, 1978.

HEINEMANN, Klaus. Sociología de las organizaciones voluntarias: el ejemplo del club deportivo. Valencia: Tirant to Blanch, 1999.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.

MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; GUTIERREZ, Gustavo Luis. Esporte: um fenômeno heterogêneo: estudo sobre o esporte e suas manifestações na sociedade contemporânea. Movimento, Porto Alegre, v.13, n.3, p.225-242, set/dez, 2007.

NESS (Núcleo de Estudos em Esporte). Relatório Final. In: Fórum de Discussão Permanente de Políticas de Esporte. Fundação Getúlio Vargas, 2004. 12 páginas.

PAES, Roberto Rodrigues. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: ROSE JR., Dante de. Esporte e atividade física na infância e adolescência. São Paulo: Artmed, 2002. p. 89-98.

PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte: ensino, vivência e aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE DEPORTES DE EQUIPO, 2., 2009, La Coruña. Libro de Atas … La Coruña: Universidade da Coruña, 2009. (CD-ROM)

PAES, Roberto Rodrigues; GALATTI, Larissa Rafaela. Pedagogia do Esporte: o clube sócio-esportivo como uma nova possibilidade de ambiente. In: TANI, Go. et al. (Org.). Celebrar a Lusofonia: ensaios e estudos em Desporto e Educação Física. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2012, p. 421-442.

PAES, Roberto Rodrigues; GALATTI, Larissa Rafaela. Pedagogia do Esporte: o esporte educacional no contexto do clube contemporâneo. In: GONÇALVES, Carlos Eduardo Barros (Org.). Educação pelo Desporte e Associativismo Desportivo. Porto: Edições Afrontamento, 2013, p.85-110.

PUIG, Núria; HEINEMANN, Klaus. El deporte en la perspectiva del año 2000. Papers: Revista de Sociologia, Barcelona, n.38, p.123-141,1991.

RODRÍGUEZ DÍAZ, Álvaro. El deporte en la construcción del espacio social. Madrid: Centro de Investigaciones Sociológicas (CIS), 2008.

RUBIO, Katia. O atleta e o mito do herói: o imaginário esportivo contemporâneo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

SALGADO, José Vitor Vieira; MIKAHIL, Maria Patrícia Traina Chacon. Corrida de rua: análise do crescimento do número de provas e de praticantes. Conexões, Campinas, v.4, n.1, 2006.

SEIPPEL, Ornulf. The meanings of sport: fun, health, beauty or community. Sport in Society, v.9, n.1, p.51-70, jan, 2006.

TRUCCOLO, Adriana Barni; MADURO, Paula Andreatta; FEIJÓ, Eduardo Aguirre. Fatores motivacionais de adesão a grupos de corrida. Motriz, Rio Claro, v.14, n.2, p.108-114, abr./jun. 2008.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/6444

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.