Esporte, Cultura e Identidade: os Desafios Comunicacionais do Rúgbi no Brasil

Por: José Carlos Marques e Marta Regina Garcia Cafeo.

XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho analisa os desafios comunicacionais para promover o rúgbi no Brasil, modalidade que na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, volta a ser um esporte olímpico. O trabalho desenvolvido pela Confederação Brasileira de Rugby utiliza-se do riso e da aproximação com o futebol, por meio de uma retórica que pretende atrair a atenção dos brasileiros ao lado do uso do símbolo “os tupis”, estratégias que procuram criar uma identidade para o esporte. O desafio do rúgbi no Brasil é ter uma equipe de alto rendimento, contando com o apoio dos patrocinadores, apoiadores, praticantes e torcedores, para se tornar um esporte com espaço nas grandes mídias, para que no futuro possa estar inserido na cultura e na identidade dos brasileiros.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.