Esporte e E-sport, Interfaces Entre os Jogos Olímpicos e as Competições Digitais

Parte de Anais do Fórum de Estudos Olímpicos 2021 e III Simpósio Latino-americano Pierre de Coubertin . páginas 128

Resumo

Nos últimos anos, sobretudo com a aproximação dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o debate sobre as conexões entre os universos das competições tradicionais com aquelas realizadas nos videogames tornou-se mais intenso. Em 2021, Comitê Olímpico Internacional (COI) promoveu a Olympic Games Virtual Series, uma das primeiras competições virtuais com a sua chancela. Diante deste novo momento para o COI, esta pesquisa busca compreender como o legado olímpico será incorporado no contexto das competições esportivas digitais, monitorando as transformações nos cenários competitivos de eSports. Para tanto, a investigação é realizada de maneira multidisciplinar, combinando aspectos do desporto com os game studies por pesquisadores da Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos e da Escola de Ciências da Saúde e da Vida. A análise monitora ações da entidade, de players profissionais e também streamers através de estudos de casos múltiplos. Até o momento atual, foi possível constatar que as competições inovaram ao levar o universo olímpico para um novo contexto, porém o material não recebe o mesmo respaldo das formas tradicionais de competição por parte da principal entidade organizadora.