Esporte na Escola os Xviii Jogos Escolares Brasileiros Como Marco Reflexivo

Por: Seed Mec.

SEED-MEC. 1989

Send to Kindle


Sobre a Obra

Os Jogos Escolares Brasileiros de 1989, além de mais uma edição nacional desta competição, constituiram-se num grande marco de mudança de sentido, isto é, tornaram-se uma manifestação inequívoca de ação educativa, em vez de apresentarem-se mais uma vez como reprodução do chamado  Esporte de Rendimento.

Desse modo, o desenvolvimento desses JEBs foram emoldurados por uma série de ações para que pudessem consolidar-se no sentido proposto. A I Conferência Brasileira do Esporte na Escola, com a convocação da intelectualidade da Educação Física brasileira, e uma avaliação condizente, realizada por especialistas, foram dois acontecimentos que serviram e servirão de apoio para a discussão da ruptura 
efetuada.

Assim, depois de desenvolvidos os Jogos na referência de princípios pré-estabelecidos, achou-se necessário como mais uma etapa essencial do processo de discussão do Esporte-educação, passar-se a limpo toda esta extraordinária experiência vivida em 1989. É com este objetivo que apresentamos a publicação "ESPORTE NA ESCOLA — Os XVIII Jogos Escolares Brasileiros como Reflexivo", a qual consta de partes específicas sobre todos os pontos julgados importantes para o debate.

Finalmente, é com imensa satisfação intelectual que passamos à sociedade brasileira esta publicação, que reflete um grande momento do esporte educacional no país.

MANOEL JOSÉ GOMES TUBINO 
Presidente do Conselho Nacional de Desportos Secretário de Educação 
Física e Desportos do Ministério da Educação

Endereço: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=24732

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.