Esporte Escolar: a Educação Física Como Instrumento Transformador

Por: Adrian Victor Lima Tenório, Celso Michiles Barreto, Delson Eduardo da Silva Mendes, Kaian Corrêa Duarte, Lucas Rufino Ribeiro de Souza e Rodolfo Emanuel Vieira Farias.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO

Com a evolução tecnológica, observamos uma diminuição exponencial no contexto do movimento no cotidiano das pessoas, Lipovetsky e Charles (2004) explanam que a nossa temporalidade atual rege a vida, impondo-se muito mais pelo excesso (incitação hedonista, estimulação visual, objetos) do que pela ausência (de significado, do que merece importância, de perspectivas e planos sociais), assim, podendo evidenciar de tal maneira os vislumbres de uma valorização das mídias sociais em conjunto com a falta de sensibilidade no entendimento da importância do esporte para a qualidade de vida corporal e social.Segundo Martins & Pereira (2013) o esporte e a atividade física são muito importantes na vida dos seres humanos, pois, além de proporcionar lazer para várias pessoas também serve como meio de prevenção de doenças. Desta forma vemos o esporte como ferramenta preciosa no embate contra a falta de sociabilidade presencial e saúde promovida pela expansão da internet e de jogos eletrônicos. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência a partir do desenvolvimento de atividades esportivas voltadas para crianças da primeira série do ensino fundamental de uma escola da periferia de Belém. As atividades foram realizadas em diferentes ambientes da Universidade (quadras poliesportivas, campo de futebol, pista de atletismo, quadra de tênis e sala de dança) objetivando grandes dinâmicas e experiências que pudessem ser alcançadas, e, consequentemente alcançar o interesse dos alunos nas atividades propostas.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.