Esporte Escolar: Perspectivas de Ensino Pautadas na Pedagogia do Esporte e no Esporte Educacional

Por: e John Koumantareas.

Lecturas en Educación Física y Deportes - v.18 - n.184 - 2013

Send to Kindle


Resumo

A Educação Física escolar tem sua prática pedagógica fundamentada no grande tema da cultura corporal de movimento que engloba os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginásticas (BRASIL, MEC, 1997) como conteúdos a serem desenvolvidos pelos professores em seus planejamentos pedagógicos de modo a objetivar-se a prática autônoma da atividade física pelos alunos. Aqui, sabe-se que todo este enredo sofre grande influência de fatores externos e internos aos planejamentos, tais quais as diversas mídias e a experiência e metodologia de ensino utilizada pelo professor, a qual pode fundamentar-se no método analítico ou global de ensino. Neste estudo propõe-se uma revisão de literatura acerca do esporte escolar e suas metodologias de ensino, de modo a alicerçar esta prática pedagógica nos conceitos educacionais da pedagogia do esporte e do esporte educacional enquanto estratégias de ensino do esporte.

Endereço: http://www.efdeportes.com/efd184/esporte-escolar-perspectivas-de-ensino.htm

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.