Esporte Globalizado e Cultura de Consumo

Por: Fernando Gonçalves Bittencourt.

X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Apoiado na técnica e no capital, a Globalização avança a passos largos, num processo contraditório, onde inclusão e exclusão caminham conjuntamente. O encolhimento do espaço em relação ao tempo tem aproximado culturas antes distantes, formando um jogo de forças onde o local e o universal se encontram, gerando apropriações, perdas, hibridaçães e justaposições, complexificando cada vez mais o mundo cultural. Nesta atmosfera de transformações, a cultura de consumo ganha espaço criando um mundo onde imagens, sonhos e realidade se confundem_ Com isso, o Esporte encontra campo aberto para seu pleno desenvolvimento. Amparado sobre as mesmas bases do processo de Globalização, alimenta-se da cultura de consumo, criando e recriando hábitos, normas, sonhos; vendendo imagens, gestos, roupas e cigarros. Em suas articulações, contradições são camufladas pelo factual e a alegria do consumo. Prevalece a lógica do capital.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.