Esporte e Inclusão Social - Atividades Físicas Para Idosos II. Produção e Disseminação do Conhecimento, e Formação de Recursos Humanos

Por: Alessandra Brod, , , , Ivanete Rosa da Silva de Oliveira, Ivone Cogo, Marieni Bello Corrêa, , Plínio Decaro, Regina Celi Lema Santos e Silvio Telles.

Atlas do Esporte no Brasil.

Send to Kindle


Resumo

Neste capítulo, as informações estão divididas em três categorias: produção do conhecimento; disseminação do conhecimento e formação de recursos humanos. Produção do conhecimento é a categoria que inclui os resultados obtidos através da pesquisa e da teorização, consignados em relatórios apresentados sob forma de teses, dissertações, monografias, memórias e trabalhos de conclusão de cursos – TCC (licenciatura, bacharelado e graduação). Em comunicação pessoal para este trabalho, Cristina Oliveira, Rafael Botelho e Alfredo Faria Junior definem disseminação do conhecimento como o procedimento que permite propagar informações, fatos, conclusões, idéias e trabalhos provenientes da capacidade e inteligência humanas, nos mais diversos suportes de informação. Na perspectiva deste trabalho, optamos por incluir livros, separatas, opúsculos, folhetos, desdobráveis, anais, periódicos e CD-ROM. A disseminação do conhecimento faz-se, também, em eventos, específicos ou não. Quanto à formação de recursos humanos, ela abrange desde a mera inclusão de unidades didáticas em cursos de formação inicial e/ou continuada de profissionais, cursos de capacitação até palestras sobre atividades físicas para idosos.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.