Esporte e Lazer: Direitos de Meninas e Mulheres de Todas as Idades

Por: Beatriz Helena Matté Gregory.

Revista do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero - v.4 - n.6 - 2014

Send to Kindle


Resumo

As mulheres avançam! No mundo e também em nosso país! Ocupam mais e mais espaços e são reconhecidas por sua capacidade não apenas de lidar com as questões sociais, mas de serem excelentes, seja qual for a área escolhida! Há mulheres que se destacam na Engenharia, mulheres que fazem sucesso na Matemática, na Física, na Química. Da mesma maneira que há mulheres ótimas nas Licenciaturas, na Enfermagem, na Psicologia e tantas outras ocupações. Assumem postos importantes e se notabilizam na gestão de grandes empresas públicas e privadas, assim como assumem com competência cargos legislativos e executivos na esfera municipal, estadual e federal. No esporte, igualmente, as mulheres se distinguem por seu talento. Foram elas que trouxeram quatro das seis medalhas alcançadas pelo Brasil nas duas últimas Olimpíadas – 2008, em Pequim e 2012, em Londres. Tiveram também um ótimo desempenho nas Paraolimpíadas. E, ao se reprisar os registros esportivos, poder-se-ia citar muitas esportistas que se destacam e se destacaram na história do país. Entretanto, isso não significa que o caminho tenha sido fácil e nem que tudo esteja bem. Assim como nas outras áreas, foram vencidos inúmeros obstáculos e ainda persistem muitas barreiras e dificuldades para que meninas e mulheres de todas as idades possam vivenciar integralmente seu direito ao esporte e lazer.

Endereço: http://www.observatoriodegenero.gov.br/menu/publicacoes/revista-anual-do-observatorio-brasil-da-igualdade-de-genero/at_download/file

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.