Editora Fontoura. Brasil 2006. 142 páginas.

Sobre

Este livro visa fazer uma apresentação dos resultados das pesquisas que compõem o núcleo da Rede CEDES - Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer - da Universidade Federal do Paraná e tecer algumas considerações sobre o processo de desenvolvimento do grupo. O núcleo CEDES/UFPR foi implantado no Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer (CEPELS) no Departamento de Educação Física da UFPR em julho de 2005 e no momento envolve 10 professores e vários alunos bolsistas e voluntários. Os trabalhos deste núcleo têm sido financiados pelo Ministério do Esporte, através da Secretaria Nacional de Esporte e Lazer e pela UFPR.

A rede CEDES/UFPR iniciou os seus trabalhos com dois objetivos principais: fazer um diagnóstico da gestão pública, dos programas, dos projetos, dos espaços e dos equipamentos para o esporte e lazer existentes nos municípios paranaenses e o de desenvolver um mapeamento dos hábitos dos munícipes, sobre esporte e lazer, criando um Centro de informação e documentação sobre as políticas públicas para o esporte e lazer. A Rede hoje se expandiu e ampliou as suas metas. Ao mesmo tempo em que alguns projetos mantêm os objetivos descritos acima, a rede agrega agora novos projetos que não necessariamente se encaixam na categoria "diagnósticos de políticas públicas", como veremos a seguir. A característica principal de todos os projetos que compõem a rede e que os unem à mesma é que possuem o objetivo comum de gerar subsídios para o desenvolvimento e para a gestão de políticas públicas na área do esporte e do lazer.

Os projetos que compõem o núcleo CEDES/UFPR são: Diagnóstico das políticas públicas para o esporte e lazer no Estado do Paraná; Diagnóstico e catalogação dos programas e projetos sócio-esportivos e de incentivo ao esporte no Estado do Paraná; Diagnóstico dos programas de atividades físicas, esportivas e de lazer para idosos; O Estado do Paraná e seus espaços e equipamentos de esporte e lazer; Formulação de hábitos de esporte e lazer; Identificação de acervos para levantamento de fontes para História da Educação Física, esporte e lazer no Paraná; Atividade física, saúde e lazer: subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas; Análise sociológica das políticas públicas e projetos esportivos; Mecanismos de transferências de resultados do Projeto Rede CEDES; e Observatório do torcedor.

1. O núcleo da Rede CEDES na Universidade Federal do Paraná.

Doralice Lange de Souza, Fernando Marinho Mezzadri e Fernando Renato Cavichiolli.

2. A Educação Física e o campo científico: repensando as possibilidades de pesquisa sobre o esporte e o lazer.

Wanderley Marchi Júnior.

3. Políticas públicas para o esporte e o lazer nas cidades do Estado do Paraná.

Fernando Marinho Mezzadri, Fernando Augusto Starepravo, Daniel Basso, Luisiana Guimarães e Robson Privado dos Reis.

4. O Estado do Paraná e seus espaços e equipamentos de esporte e lazer: apropriação, desapropriação ou reapropriação!

Simone Rechia e Rodrigo França.

5. Um estudo dos programas públicos para idosos de alguns municípios paranaenses: a atividade física, esportiva e de lazer em foco.

Rosecler Vendruscolo e Priscila Ellen Marconcin.

6. Juventudo, esporte e lazer: perspectivas e desafios para as políticas públicas.

Fernando Renato Cavichiolli, Elizabeth Ferreira de Souza, Vítor do Nascimento Augusto e Aline Barato Cheluchinack.

7. Centros de memória em Educação Física, esporte e lazer: algumas contribuições para o debate.

Vera Luiza Moro e Letícia Godoy.

8. Atividade física e saúde: apontamentos para o desenvolvimento de políticas públicas

Doralice Lange de Souza.