Esporte no Contexto Escolar: Estudo do Perfil dos Professores de Educação Física Qua Atuam Como Técnicos nas Olimpíadas Estudantis no Município de São Paulo

Por: Hudson Fabricius Peres Nunes.

206 páginas. 2015 14/08/2015

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou estabelecer relações e compreender se há coerência entre o perfil de formação curricular e concepção esportiva dos professores-técnicos finalistas das Olimpíadas Estudantis (OE) do município de São Paulo em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que orientam as Instituições de Ensino Superior (IES) a definirem o perfil de formação do curso de licenciatura em Educação Física baseado nas Resoluções CNE/CP n. 01 e 02/02, Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Programa Mais Educação, e de forma simultânea, a relação entre o perfil dos professorestécnicos com o esporte escolar de rendimento promovido pelas OE e Programa Atleta na Escola, conforme a regulamentação do Decreto n. 7.984/13. A metodologia utilizada fundamenta-se na pesquisa qualitativa, sendo dividida em duas etapas: I) fase exploratória: utilização de fontes documentais e revisão bibliográfica; II) fase descritiva: caracterização do perfil de formação curricular e descrição do perfil da concepção esportiva dos professorestécnicos, utilizando como instrumento de investigação o questionário semiestruturado e como técnica a análise do conteúdo. Diante dos objetivos apresentados, constatou-se que o perfil estudado possui formação curricular predominante das Resoluções CFE n. 69/69 e 03/87, com exceção de quatro participantes formados sob a vigência das atuais DCNs com a formação de bacharelado subsequente à licenciatura. O perfil de formação curricular dos professorestécnicos se aproxima das características do currículo tradicional-esportivo.

Endereço: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/132652

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.