Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar e revelar a essência do discurso sobre o esporte para todos no Brasil através da análise de conteúdo do periódico. Comunidade Esportiva e de documentos nacionais e internacionais relacionados ao Esporte para Todos.

Para proceder à investigação da essência do discurso sobre o Esporte para Todos, utilizou-se um referencial teórico elaborado a partir da revisão crítica de estudos sobre esporte, lazer e educação permanente. A bordagem fenomenológica foi utilizada como procedimento metodológico de análise de conteúdo dos documentos sobre o Esporte para Todos.

A análise do discurso sobre o Esporte para Todos revelou a sua essência ideológica, chegando-se às seguintes conclusões:

1. O Esporte para Todos dissimula as desigualdades sociais à medida que faz desaparecer, temporariamente, as barreiras sociais de classes, cedendo lugar a um diálogo artificial sobre o abstrato enquanto mascara e perpetua as desigualdades sociais.
2. O Esporte para Todos representa uma nova religião à medida que possui leis, cultos e dogmas próprios: a recuperação psicossomática é a lei: a forma física e a sociabilização pelo esporte tornaram-se verdadeiros cultos; e a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento de potencialidades que o esporte proporciona transformaram-se em dogmas.
3. O Esporte para Todos é expressão da consciência tecnocrática à medida que prolonga a ação técnica sobre o indivíduo para além do trabalho, coisidificando o corpo e tornando-o adaptável às exigências da tecnocracia.
4. O Esporte para Todos atua como fator de dependência sócio-cultural à medida que impõe um processo de modernização cultural às atividades físicas desenvolvidas no tempo livre, vinculando o uso do corpo à publicidade tornando, portanto, o indivíduo e a comunidade dependentes, ou seja, instrumentos de reprodução cultural.
5. O Esporte para Todos está a serviço da despolitização da massa à medida que afasta o indivíduo da sua realidade social para cultivá-lo num espaço esportivo, abstrato, onde se exercita o obediência e a disciplina.

Acessar Arquivo