Editora CRV. Brasil 2013. 164 páginas.

Sobre

Trabalhar com Política e Ciência, certamente demanda do mais conceituado e preparado pesquisador um fôlego intelectual e um denodo teórico digno dos maiores elogios e registros acadêmicos. Juntar a esse escopo de estudo o Esporte, dado sua complexidade e amplitude conceitual, acrescentaria à tarefa um empenho adicional. E se não satisfeito ainda, somássemos a essas áreas do conhecimento a análise da produção científica sobre as Políticas Públicas de Esporte e Lazer de um determinado país de dimensões (e problemas!) continentais, indubitavelmente teríamos um quadro desafiador, ousado e, em última instância, constitutivo de um emergente campo do saber.

É nesse contexto que se encontra a obra do prof. Starepravo, legítimo representante de uma nova geração de pesquisadores e intelectuais voltada para o desenvolvimento científico consistente, sério e comprometido com as causas acadêmicas e, principalmente, sociais. No seu percurso investigativo e analítico, o autor busca com extremo rigor e competência identificar a produção existente a partir das mais diversificadas fontes e, a partir delas, superar o pífio quadro das descrições de relatos de experiências ou apresentações de dados empíricos tão comuns à área. Starepravo avança na discussão conceitual e analítica da construção de um campo científico e acadêmico pautado na Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu, tarefa não menos árdua que as anteriores. E o faz de maneira notável.

Assim sendo, finalmente chega às mãos dos leitores e estudiosos do Esporte e Lazer, sob o escopo das Ciências Sociais, especificamente, uma obra que abrange o contexto brasileiro na dimensão de seus programas institucionais, suas estruturas sociais, seus agentes e suas efetivas realizações e propostas sendo analisadas criteriosamente por um pesquisador que soube aliar, como denota os princípios e a melhor tradição metodológica bourdiesiana, um exaustivo trabalho de campo e uma apropriação teórica analítica. Diante disso, temos um estudo que harmoniza autonomia intelectual e compromisso social.

Wanderley Marchi Júnior

Acessar