Esporte: Reflexões Sobre Educação, Política e Mercado

Por: .

167 páginas. Editora Fontoura. 2018

Send to Kindle


Sobre a Obra

O esporte vem passando por diversas alterações ao longo da sua história, em razão de mudanças decorrentes de disputas, interesses, desejos e potencialidades dos envolvidos e do próprio esporte. Atualmente, o esporte é polimorfo e polissêmico, apresentando vária modalidades e diversos significados aos praticantes e espectadores.

A intenção deste texto é exatamente explicitar os nexos do esporte com as diferentes dimensões da sociedade contemporânea, como a política, econômica e social. A partir desse contexto o livro aborda aspectos históricos do esporte moderno, pós-moderno e hipermoderno, refletindo suas transformações a luz das teorias sociológicas do processo civilizatório de Norbert Elias e de Campo e habitus de Pierre Bourdieu, que demonstram as alterações do esporte nas quais o levaram a ser produto midiático e meio de comercialização de outros produtos.

Nesta concepção do esporte como produto, o texto dialoga com a teoria de Karl Marx, especialmente os conceitos de mais valia e fetichização da mercadoria, com a constituição de esporte mercadoria, sua espetacularização pela indústria cultural, no sentido de realizar uma nova crítica que favorece o conhecimento das potencialidades e mazelas do esporte, possibilitando ao leitor a ampliação da conscientização do esporte no mundo contemporâneo com seus diversos significados: trabalho, educação, lazer, profissão e promoção da saúde.

Endereço: http://fontouraeditora.com.br/loja/esporte-reflexoes-sobre-educacao-politica-e-mercado

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.