Send to Kindle


Amigos

     Aqui de volta para continuar contando as coisas do cotidiano.

     Amanhã, dia 21/09, a Fundação Luiz Almeida Marins Filho (www.fundacaolamf.org.br) completa 11 anos de vida. Como Professor Marins é uma pessoa nacionalmente conhecida, queria adiantar que ele está mais vivo do que nunca! (Essas coisas só acontecem com pessoas mortas, certo? Errado!). Onze anos atrás, um grupo de 20 amigos – maioria, educadores – quando Professor Marins completou 50 anos de idade, vendo que ele tinha quase tudo em termos materiais, resolvemos inovar e lhe demos uma Fundação de presente! No início o foco dessa Fundação era equipar todas as escolas públicas de Sorocaba com um laboratório de informática, tendo como missão “alfabetizando para a informática”. Em quatro anos montamos 31 laboratórios e Sorocaba se tornou uma das primeiras cidades brasileiras onde todas as crianças tinham acesso à informática. Resolvemos então mudar de foco e adotamos como missão “Ensinar a Aprender”. Inicialmente os membros da Fundação LAMF iam para escolas públicas da periferia e, de forma articulada com a comunidade escolar (alunos, pais, professores e direção), cada qual na sua área de conhecimento, ficava numa das salas de aula “ensinando a aprender”. Foi uma experiência riquíssima! Nos últimos quatro anos, mantendo a mesma missão, mudamos a nossa estratégia e começamos a realizar um seminário anual para 800 professores da escola pública da cidade – 400 pela manhã e 400 à tarde – por ocasião do mês de aniversário da Fundação. No primeiro ano contamos com consultores como Daniel Godri, Eugenio Mussak, J.R. Gretz, Max Geringher, Reinaldo Polito, Waldez Ludwig, Cesar Romão, Içami Tiba e Leila Navarro que deram seu depoimento sobre a importância de ensinar a aprender para a vida. No ano seguinte foi a vez de presidentes de empresas, tais como Luiz Carlos Trabucco Cappi, Presidente do Bradesco, José Augusto Minarelli, Presidente da Lens & Minarelli, Robert Wong – Consultor, Alexandre Tadeu da Costa, Presidente da Cacau Show e Luiza Helena Trajano, Presidente dos Magazines Luiza, entre outros que abordaram como aprender a ensinar para o mercado de trabalho. Ano passado a Fundação reuniu duas dezenas de pesquisadores renomados para desenvolver com os professores das escolas públicas da cidade um “Diálogo com a Ciência” e a importância de incutir nas crianças a curiosidade pelo inusitado. Finalmente, na semana passada, o tema foi “Valores do Esporte e da Educação Física na Formação de Pessoas”. Foi um encontro de grande qualidade, que reuniu esportistas famosos como Nelson Prudência e renomados consultores, amigos da Fundação, como Max Gehringer (que todos os anos está aqui conosco). “Talento, determinação e persistência são três valores do esporte que podemos usar na vida profissional”, opinou Gehringer. Vale lembrar que esses eventos são filmados e transformados e DVDs (quando não em livros) que são distribuidos pelas escolas públicas da cidade.

     Relato estes fatos para reflexão dos leitores sobre alguns pontos aqui abordados:

Homenagear um amigo com um presente inovador pode frutificar em serviços para a comunidade de extremo valor;
Estabelecer o compromisso de atualizar professores da rede pública é um compromisso de todos;
O esporte será cada vez mais abordado nesta década como um importante componente de transformação social;
O gestor de lazer, objeto deste blog, deve ampliar o seu entendimento sobre esse tema, explorando os pressupostos do conceito de “lazer levado a sério”, proposto pelo pesquisador canadense Robert Stebbins, que inclui o voluntariado, junto com a prática de hobbies e a vivência amadora das experiências criativas, como ações significativas nessa importante dimensão da vida humana.

     Até breve!

Bramante

Endereço: https://web.archive.org/web/20101225025156/http://blog.cev.org.br/bramante/

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.