Esportes de Aventura e Estados Emocionais

Por: Elisangela Gisele do Carmo, , Ivana de Campos Ribeiro, , Priscila Raquel Tedesco da Costa e Renato Ferreira Auriemo.

IX Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura - CBAA - 3º CIAA - Congresso Internacional de Atividades de Aventura

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Os esportes de aventura, além de favorecerem a prática de atividade física, contribuem para alavancar o setor do turismo e apresenta ressonâncias na convivência em grupo e na ressignificação de percepções, podendo influenciar nos estados emocionais dos indivíduos. A interação humana com a natureza, por meio dos esportes de aventura já tem sido abordada como temática em pesquisas, entretanto, tendo em vista a subjetividade dos estados emocionais, muitas lacunas ainda são percebidas na literatura a este respeito. Objetivo: Analisar os esportes de aventura e suas relações com os estados emocionais dos indivíduos, a partir das pesquisas sobre a temática. Metodologia: O estudo qualitativofoi desenvolvido por meio de pesquisa exploratória, para a qual foi realizada uma busca nas bases de dados: Science Direct, Scielo, Web Of Science e Periódicos CAPES, com os termos esportes de aventura e estados emocionais, utilizando-se o descritor “AND” . Resultados: Foram encontrados 40 artigos, os quais, após as etapas de refinamento e adequação ao tema do estudo, totalizaram 16 artigos considerados elegíveis para o estudo, compondo a amostra intencional do mesmo.As pesquisas demonstraram que os esportes de aventura promoveram reações químicas, como adrenalina, podendo, ao mesmo tempo, desencadear sintomas de ansiedade, mas, também, de prazer. Satisfação, alegria, bom humor e euforia, são alguns dos estados emocionais positivos que esses esportes desencadeiam nos indivíduos, conforme os estudos. Considerações Finais: Os esportes de aventura, cada vez mais, são elencados como promotores de aspectos benéficos aos indivíduos, devendo ser incentivados em qualquer faixa etária, uma vez que podem desempenhar um papel importante no contexto da saúde, trazendo, como consequência, a melhoria da qualidade de vida, esta que é vinculada aos estados emocionais positivos que esta modalidade esportiva proporciona. Além disso, a socialização se torna um coadjuvante neste processo, dinamizando ainda mais esse benefício em longo prazo.

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.