Práticas Corporais e a organização do Conhecimento 1. Esportes de Invasão: Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol

Por: (Organizador), Fernando Jaime Gonzalez (Organizador) e (Organizador).

326 páginas. EDUEM.

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Sobre a Obra

O esporte tem se constituído como uma das manifestações culturais mais difundidas em todo o mundo, seja para a prática cotidiana das diversas comunidades e pessoas, ou para o mundo do espetáculo. Os praticantes de esporte encontram diferentes signifi cados na sua prática. Pode representar um trabalho para atletas profi ssionais, diversão e saúde para amigos que se reúnem aos finais de semana e ainda um momento particular de aprender elementos essenciais sobre o mundo e a convivência humana. Por isso, o esporte é um fenômeno plural que pode ocorrer em diversos contextos de práti ca, com diferentes níveis de exigência, bem como diferentes sentidos e signifi cados atribuídos por seus praticantes e apreciadores. A grande variabilidade de sentidos e signifi cados atrelados ao esporte indicou a necessidade de defi nir ou classifi car essas intenções de modo mais detalhado. Uma das defi nições centrais se vincula ao que é determinado legalmente, ou seja, Esporte de Rendimento, Esporte Educacional e Esporte de Participação (Lei Pelé - Lei n0 9.615 - de 24/05/1998 - DOU de 25/3/1998). O Esporte Educacional pela referida lei é indicado para ser trabalhado por intermédio dos sistemas de ensino e formas assistemáticas de educação, evitando-se a seleƟ vidade, a hipercompeƟƟ vidade de seus praticantes, com a fi nalidade de auxiliar no desenvolvimento integral e a formação para a cidadania e o lazer, obedecendo aos princípios da Totalidade, Coeducação, Emancipação, Participação, Cooperação e Regionalismo.

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