Esportes de Rede e Parede: Possibilidades Pedagógicas da Implementação do Jogo de Badminton nas Aulas de Educação Física

Por: , Elisa Barcellos da Cunha e Silva, , Noelle Thais de Matos e Susan Kelly Fiuza de Souza Oliveira.

Corpoconsciência - v.23 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução: O esporte é uma das manifestações culturais mais difundidas e praticadas em todo o mundo, seja na prática cotidiana ou nas horas de lazer nos diversos ambientes como: praças, quadras, e outros, como para o mundo do espetáculo. No ambiente escolar, o esporte também se faz presente, e deve ser trabalhado pedagogicamente evitando a competitividade exagerada, a seletividade e a exclusão do sujeito, contribuindo para a formação do desenvolvimento integral do aluno. Objetivo: Este estudo consiste em apontar possibilidades pedagógicas no ensino do Badminton, na categoria individual, como conteúdo nas aulas de Educação Física, no Ensino Fundamental I. Metodologia: Desenvolveu-se uma proposta de intervenção de 6 aulas como possibilidades de vivências desse esporte nas turmas dos terceiros anos (A e B), quartos anos (A e B) e quintos anos (A, B e C) de ambos os turnos matutino e vespertino de uma escola municipal de Anápolis, Goiás. A escolha desse conteúdo esportivo fazia parte do planejamento anual de ensino da Educação Física e coincidiu com a implementação dessa modalidade esportiva nos jogos municipais desenvolvidos e organizados pela Secretaria de Esportes (SEMES) da referida cidade, possibilitando aos alunos vivenciarem os esportes classificados como “Esportes de Rede ou Parede” e experimentarem a participação de um evento esportivo municipal de pequeno porte. Resultado: Foi verificado que é possível trabalhar na escola o Badminton, ressignificando as práticas pedagógicas de ensino de acordo com as possibilidades locais. Conclusão: Com o intuito de possibilitar aos alunos uma vivência reflexiva das várias modalidades esportivas, o esporte de Badminton proporcionou uma ressignificação e reflexão das inúmeras formas de jogar na lógica das novas práticas pedagógicas através da experimentação desse esporte.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/issue/viewIssue/561/73

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.