Resumo

Esta pesquisa trata da unidade temática Esportes a partir do modelo de classificação baseado na lógica interna e na distribuição das modalidades esportivas em sete categorias, a saber: Marca, Precisão, Técnico-combinatório, Rede/quadra dividida ou parede de rebote, Campo e taco, Invasão ou territorial e de Combate. O objetivo do estudo é analisar a prática docente do professor com o conteúdo esportes de rede/quadra dividida, a partir da experimentação dos jogos reduzidos como uma possibilidade pedagógica nas aulas de Educação Física Escolar. A pesquisa foi realizada em duas unidades públicas de ensino, com estudantes do 8°ano, numa abordagem qualitativa, com delineamento metodológico da pesquisa-ação. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados dois questionários: um questionário diagnóstico para compreender as experiências e as expectativas dos estudantes sobre o conteúdo esportes de rede/quadra dividida e, a partir desse diagnóstico, planejou-se uma unidade didática. Ao término dessa unidade didática, aplicou-se um questionário de saída para compreender o impacto na aprendizagem dos estudantes, bem como verificar a opinião deles sobre a utilização dos jogos reduzidos nas aulas de Educação Física. Outro instrumento de coleta de dados foi o diário de campo. Os dados coletados foram organizados utilizando as categorias de codificação propostas por Bogdan e Biklen. Realizou-se a discussão dos resultados a partir de duas categorias: “Implementação da unidade didática com ensino dos esportes de rede/quadra dividida” e “Potencialidades e dificuldades dos jogos reduzidos no processo de ensino dos esportes de rede/quadra dividida”.

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