Resumo

O esporte sempre foi uma parte importante de nossa herança histórica e cultural, bem como um fenômeno social e econômico que contribui para muitos objetivos estratégicos de grandes grupos empresariais. Praticar um determinado esporte e, ao mesmo tempo, admirar um atleta da mesma disciplina seria normal. Mas isso nem sempre acontece assim. Os objetivos do presente estudo são saber quais esportes são mais apreciados pelos alunos do Ensino Fundamental do referido centro; verificar se existem coincidências ou diferenças relevantes entre gêneros e se o esporte praticado corresponde a um atleta da mesma modalidade esportiva. Usando a técnica de desenho, realizamos uma investigação na qual os alunos (n = 118), do segundo ao quinto ano de uma escola em Córdoba (Espanha) são convidados a desenhar seu esporte favorito e escrever o que está por trás seu ídolo esportivo e a razão para escolher esse esporte. Os resultados obtidos indicam como a influência da mídia e do meio ambiente significa que o esporte praticado não corresponde ao desejado. Por outro lado, os ídolos esportivos não correspondem à mesma disciplina esportiva que eles praticam. Encontramos também grandes diferenças entre os sexos no momento da eleição esportiva.

Acessar