Esportes na Natureza: Estrategias de Ensino do Canionismo Para Pessoas com Deficiencia Visual

Por: Artur José Squarisi Carvalho.

2005

Send to Kindle


Resumo

Este estudo tem como principal objetivo desenvolver uma proposta metodológica para o ensino de um esporte praticado na natureza denominado Canyoning voltado a pessoas com deficiência visual, adotando como base os princípios pedagógicos de uma Educação Física moderna de acordo com os preceitos de Parlebás (1987). Por intermédio do conhecimento da divisão que o autor faz do espaço físico em 'meio selvagem' e 'meio doméstico', elaboramos um programa de atividades que contemplasse a compreensão das diferenças existentes entre eles, através da oportunidade de se estabelecer contato com um universo até então desconhecido para um grupo de pessoas cegas e com baixa visão. Analisamos os esportes na natureza sob vários aspectos, classificando as possíveis causas de sua forte ascensão na última década, suas terminologias e a viabilidade para grupos com necessidades especiais. Descrevemos em detalhes a evolução e os conceitos do canionismo no mundo e no Brasil, suas técnicas e materiais necessários à sua prática. Elaboramos uma proposta de ensino com base no desmembramento da modalidade escolhida através das exigências e de suas necessidades físicas, considerando sempre o desenvolvimento integral dos indivíduos oferecendo aos mesmos, situações novas e assegurando os direitos de se correr os riscos imaginários dos esportes na natureza e reais que a vida nos impõe a cada dia. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000425697&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.