Esquema Corporal no Exercício Localizado em Ginástica de Academia

Por: Jane Moreira Gerhein.

154 páginas. 1996

Send to Kindle


Resumo

Este estudo visa verificar se durante a realização de exercícios localizados, em aulas de ginástica de academia, houve enfoque em se perceber o segmento corporal que estava sendo trabalhado, para que houvesse melhor resultado nos testes realizados. A ginástica de academia é uma das formas para aquisição de melhor condicionamento físico mais procurada na sociedade atual, seja por necessidade pessoal ou apenas "moda". Objetivando adquirir um resultado mais rápido, o uso de aparelhos durante a execução dos exercícios é muito comum, pois utiliza-se do princípio da sobrecarga para a obtenção do efeito desejado. Normalmente esquece-se ou delega-se menos importância aos exercícios sem aparelhos, acreditando-se, talvez, no pouco resultado dos mesmos. Esta pesquisa foi realizada sob forma experimental do tipo comparativo-causal, com delineamento de um grupo experimental e um de controle. Manipulou-se uma variável antecedente (independente), representada por palestras e orientações psicomotoras sobre o tema da pesquisa, esperando-se melhor resultado dos testes do grupo experimental sobre o grupo de controle. A experimentação foi realizada com alunas que freqüentavam as aulas de ginástica de academia do Colégio Santa Mônica, as quais passaram por um pré-teste com objetivo de homoneigização e a partir daí foram divididas nos grupos experimental e de controle. A análise estatística dos resultados foi realizada aplicando-se a Correlação de Pearson e o teste diferença entre médias, comparado-se os dados resultantes de duas mensurações temporalmente distinta da mesma amostra, com a utilização do procedimento denominado pré e pós-teste. Os resultados apresentados nos testes de significância mostraram a não aceitação da hipótese experimental, exceto em três testes, não tendo sido possível provar a influência do esquema corporal na execução dos exercícios localizados em sua totalidade. Verificou-se que as observações realizadas durante a aplicação do experimento mostraram que, após serem orientadas, houve a preocupação das alunas em perceber o corpo. Pelo fato de que apenas dez variáveis tenham validade, ressalta-se a importância da utilização do esquema corporal na formação e desenvolvimento do aluno de academia a fim de tornar evidente não apenas os objetivos psicomotoras, mas também os aspectos subjetivos da sua formação.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=948&listaDetalhes%5B%5D=948&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.