Essanegranão! a Prática Política-pedagógica de Uma Professora Negra em Uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre: Um Estudo de Caso

Por: Maíra Lopes de Araújo e .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.29 - n.2 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Estudo de caso etnográfico, realizado na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – Brasil (RMEPA), cujo objetivo é compreender a prática político-pedagógica de uma professora negra de Educação Física em uma escola pública, considerando os conceitos, valores e atitudes construídos ao longo de sua história de vida. O interesse na investigação está amparado na trajetória pessoal de um dos autores e na curiosidade epistemológica de ambos na relação gênero e relações étnicas no Brasil. A opção por esta colaboradora foi construída a partir da negociação de acesso às informações junto à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Adotamos o critério de representatividade tipológica na escolha da colaboradora: professora negra de Educação Física. Os instrumentos de coleta de informações foram: análise de documentos, observações com registro em diário de campo e entrevista semi-estruturada. As categorias de análise emergem do campo, isto é, as informações recolhidas foram agrupadas em unidades de significado e, posteriormente, organizadas em categorias de análise para aprofundamento da reflexão sobre o tema. Inspirado na análise de discurso, o processo analítico, destaca que a prática político-pedagógica da professora colaboradora está fortemente influenciada pelas relações interpessoais que estabeleceu na escolarização e em sua formação inicial.

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/126

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.