Estabelecimento de Normas Para Testes de Aptidão Física Para Escolares de Santa Maria-RS.

Por: Luiz Francisco Reis.

95 páginas. 2000 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi de estabelecer normas locais para uma bateria de testes de aptidão física, para escolares de 13 a 14 anos de idade, sexo feminino, das escolas públicas e particulares de Santa Maria. Participaram deste estudo 412 meninas pertencentes a 22 escolas públicas e particulares do município de Santa Maria, selecionadas aleatoriamente, sendo que 245 com 13 anos de idade e 167 com 14 anos de idade. Para a determinação das Normas foram utilizadas as variáveis: estatura, peso, flexibilidade, abdominal, barra, corrida, dobras cutâneas do tríceps, panturrilha, somatório da dobra cutânea do tríceps com a dobra cutânea da panturrilha e o IMC, que com os resultados obtidos foi possível construir a tabela de Normas de Aptidão Física e Escore T Padronizado em ambas as idades. Baseado nos resultados das duas faixas etárias pode-se concluir que as meninas de 14 anos são mais altas e mais obesas do que as meninas de 13 anos, porém apresentam desempenho físico igual. Comparando com outros estudos, ficou evidenciado que as meninas de Santa Maria nos testes de aptidão física apresentaram um desempenho similar em relação às variáveis de performance motora analisadas, mas em relação às variáveis de espessura de dobras cutâneas elas apresentaram os maiores valores o que denota um maior percentual de gordura.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=538&listaDetalhes%5B%5D=538&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.