Estado de Hidratação e Desempenho Cognitivo-motor Durante Uma Prova de Fast Triathlon no Calor

Por: Eduardo Seixas Prado, Rafaela Carvalho Pereira Lima, Rosemeire Dantas de Almeida, Saulo Rodrigo Alves e Silva Camerino, Sheilla da Silva Barroso e Wendell da Silva Gonzaga.

Revista da Educação Física - UEM - v.25 - n.4 - 2014

Send to Kindle


Resumo

o objetivo desse estudo foi avaliar o estado de hidratação e desempenho cognitivo-motor em atletas durante uma prova de fast triathlon no calor. Doze triatletas (34 ± 2,7 anos) participaram do trabalho. O estado de hidratação foi mensurado pela perda de massa corporal (MC), coloração e gravidade específica (GE) urinárias. O desempenho cognitivo-motor foi verificado pela coordenação motora (CM) e o tempo de reação simples (TRS). Após a prova houve uma diminuição significativa da MC (P < 0,001). Um aumento significativo entre pré e pós-competição foi observado para o índice de coloração da urina (P < 0,001) e GE (P < 0,001), respectivamente. O TRS foi melhor após a prova. Porém, demonstraram dismetria, prejudicando sua CM. Conclui-se que níveis de desidratação foram observados entre os atletas após a prova. Alterações opostas foram encontradas quanto ao desempenho cognitivo-motor. Atletas demonstraram uma maior descoordenação motora, mas melhoraram seu tempo de reação.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24459

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.