Estado de Saúde, Prática de Atividade Física e Composição Corporal em Mulheres com Deficiência Visual no Climatério e Pós-menopausa

Por: Eloise Werle de Almeida.

2015 31/07/2015

Send to Kindle


Resumo

Mulheres a partir dos quarenta anos, em geral, encontram-se no período do climatério, no qual ocorre uma série de alterações hormonais que podem resultar no ganho de tecido adiposo e gerar sintomas como as ondas de calor, sudorese excessiva, desordens psicológica, dentre outros. Com a melhora das condições de cuidados médicos, aumentou-se a expectativa de vida de pessoas com deficiência, assim como o número de mulheres com deficiência que passarão pelo climatério e menopausa. No entanto, ainda não é claro como este processo acontece nas mulheres com deficiência visual e desta forma os cuidados específicos para esta população durante este período são precários. Assim, esta pesquisa avaliou a composição corporal, o nível de atividade física, a autopercepção da saúde e aspectos relacionados ao climatério em mulheres com deficiência visual no período do climatério e pós-menopausa. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva-correlacional com 19 mulheres com deficiência visual no climatério ou menopausa, moradoras das cidades de Londrina, Ibiporã, Curitiba e São Paulo. Elas responderam a uma anamnese e a seis questionários para avaliação das características e sintomas do climatério e menopausa. (Questionário de Saúde da Mulher, Escala Climatérica de Greene, Índice de Kupperman, Inventário de Depressão de Beck, Questionário Internacional de Atividade Física e um questionário de classificação socioeconômica). Além disto, foram avaliadas a massa corporal e a estatura para posterior cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), a circunferência abdominal (CA) e o percentual de gordura por meio de bioimpedância tetrapolar. Como resultados, 84% das participantes da pesquisa foram classificadas como ativas, no entanto, as médias de IMC, CA e percentual de gordura estavam acima dos parâmetros recomendados para a saúde. Os sintomas do climatério foram os fatores que mais se correlacionaram com a percepção de saúde, indicando que fatores mais relacionados à sensibilidade da mulher exercem maior influência nesta população. Também os sintomas apresentados pelas mulheres com deficiência visual não foram diferentes das queixas colocadas pelas mulheres sem deficiência.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000202094

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.