Integra

Introdução: Alterações psicológicas que influenciam no rendimento esportivo são constantemente observadas em atletas e podem surgir por inúmeros motivos. As grandes exigências físicas e psicológicas dos treinos e competições, a incerteza da vitória, o medo da derrota, a insegurança quanto as suas capacidades e habilidades, são alguns dos muitos fatores que podem propiciar o desequilíbrio emocional no atleta. Quando se trata de atletas com deficiência outros fatores, como barreiras e preconceitos, se somam aos convencionais.

Objetivo: Este estudo foi autorizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro e teve como objetivo caracterizar o estado de humor dos atletas do Futebol de cinco durante a fase de preparação para as Paraolimpíadas de Pequim. Metodologia: Participaram desta pesquisa os 16 atletas, sendo 13 atletas com deficiência visual e três atletas videntes que ocupam a posição de goleiro. Para a avaliação dos estados de humor foi utilizado o instrumento Profile Mood States (POMS). A coleta dos dados foi realizada de forma individual. Para análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva, a análise de variância e o teste de correlação de Pearson.

Resultados: Na equipe de futebol de 5 em fase de treinamento foi possível verificar nível adequado nos estados de humor: depressão, hostilidade, fadiga e confusão. Observou-se distúrbios em todos os atletas com visão normal, sendo dois no nível de tensão e um no nível de vigor. Nos atletas com deficiência visual apenas 04 apresentaram alterações no nível de tensão.

Conclusão: O nível de tensão foi o estado de humor que apresentou maior alteração (37,5% dos atletas avaliados), este fato pode ser justificado pela proximidade do período de eliminação dos atletas que não fizeram parte da equipe. Os atletas não convocados pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro apresentaram as maiores alterações no estado de humor. Assim, conclui-se que o perfil de estado de humor se apresentou como um fator interveniente no desempenho dos atletas.