Resumo

O propósito deste estudo foi analisar os efeitos do estado nutricional no crescimento e no desenvolvimento de escolares. Foram avaliadas 107 crianças com idade variando entre 7,01 e 8,11 anos de ambos os sexos, pertencentes à rede pública de ensino da região do ABC paulista. Foram realizadas as medidas de peso (P), altura (A), dobras cutâneas (tríceps, subescapular, suprailíaca), diâmetro ósseo de úmero e fêmur, circunferência de braço e pernas e comprimento tronco-cefálico; os testes de corrida (50m), salto horizontal (IH), arremesso (AR) e chute (CH). Além disso foi analisado o padrão motor fundamental dessas habilidades de acordo com o instrumento proposto por Roberton and Halverson (1984). O estado nutricional foi determinado através do critério antropométrico, adotando-se como referência o padrão NCHS. Os escolares foram subdivididos em grupos de acordo com o estado nutricional (nutrido e desnutrido) e sexo. Indicadores do nível sócio-econômico e ambiental foram examinados em relação ao estado nutricional. Para o tratamento estatístico dos dados foram empregados os procedimentos teste "t" de Student para amostras independentes, teste do Qui-quadrado e correlação de Pearson. Os resultados evidenciaram uma prevalência de 39,25% de desnutridos entre os escolares, com maior incidência de desnutrição pregressa. Os efeitos da desnutrição foram significativamente negativos nas variáveis antropométricas e na performance. Não houve diferença no desenvolvimento do padrão motor fundamental dos grupos. Os indicadores do nível sócio-econômico e ambiental mostraram ser significativamente diferentes entre os grupos. A correlação entre variáveis antropométricas e performance de acordo com o estado nutricional foi significativa porém de baixa magnitude.

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