Resumo

O estado nutricional constitui-se um indicador de saúde e as informações que fornece sobre o crescimento do indivíduo tornam seu monitoramento imprescindível, principalmente nos primeiros anos de vida.Como objetivo de identificar o estado nutricional de escolares do município de Florianópolis - Santa Catarina, selecionou-se, por conglomerado, uma amostra de 197 escolares de 7 a 10 anos (76 masculino; 121 feminino), de dois estabelecimentos de ensino da rede estadual. As variáveis consideradas no presente estudo foram o peso e estatura corporais, coletadas de acordo com recomendações de Smith (1977) e Malina&Bouchard (1995).O estadiamento nutricional foi efetuado segundo os critérios de WATERLOW (1976), tendo como padrão de referência o NCHS, calculado através do programa de  Avaliação do Estado Nutricional em Pediatria (PED).Como resultados obtevese que, no geral, 58,38% dos escolares são eutróficos, 22,34% desnutridos e 19,28% apresentam peso elevado. Entre os escolares do sexo masculino os percentuais foram:64,45% para eutrofia, 22,39% para desnutrição e 13,16% para casos com peso elevado. Os percentuais apresentados pelo sexo feminino foram: 54,54% para eutrofia, 22,32,0% para desnutrição e 23,14% para peso elevado. A comparação entre os sexos não evidenciou diferença estatisticamente significativa para p<0,05, pela aplicação do teste Quiquadrado. Considerando-se: a) a prevalência de eutrofiae a proximidadeentre os casos de desnutrição e peso elevado; b) a maior incidência de desnutrição pregressa em relação a atual e a quase inexistência de desnutrição crônica, conclui-se que as relações escolares-natureza-alimento têm sido suficientes para garantir uma boa nutrição.