Estado Nutricional de Escolares no Ensino Infantil de Rio Branco/ac

Por: Maria Deusenir S. Cruz e Orivaldo Florencio de Souza.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.8 - n.2 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o estado nutricional de escolares no ensino infantil (pré-3) de Rio Branco/AC. Os sujeitos do estudo foram 145 meninos (6,32 ±0,47 anos) e 147 meninas (6,21 ±0,40) de escolas públicas. O estado nutricional foi determinado pelos escores Z dos índices peso para idade, peso para estatura e estatura para idade, utilizando o programa Epi-Info(3.3.2/2005). O teste t para amostras independentes foi utilizado para comparar os índices antropométricos em escore Z, por gênero, através do programa SPSS v.13. Nos resultados, observou-se que as meninas mostraram valores médios de escore Z para os índices estatura para idade (0,463) e peso para idade (0,129) superior aos índices dos meninos em 0,119 e –0,177, respectivamente, com significância estatística no nível de p<0,05. Porém no escore Z do índice peso para estatura não foi verificado diferenças com significância estatística entre meninas (-0,342) e meninos (-0,406). Em todos os índices antropométricos no ponto de corte abaixo –2 escore Z (desnutrição), foi verificado prevalência menor de 3,4%. Acima do +2 escore Z (obesidade) no índice peso para estatura foi observado 2,0% em ambos os gêneros. Ainda foi verificado valor elevado no índice peso para estatura entre os escores Z –2 e –1, nos gêneros masculino (27,6%) e feminino (21,8%). Conclui-se que existe baixa prevalência de escolares classificados como desnutrido e como obeso. Porém elevado contingente entre os escores Z –2 e –1, indicando a existência de desnutrição leve. Também houve baixa coexistência de desnutrição e obesidade em escolares do ensino infantil de Rio Branco/AC.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3882

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.