Estado Nutricional e Perfil Motor de Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade de Araguaína - TO

Por: Hugo Martins Teixeira.

108 páginas. 2010 14/01/2010

Send to Kindle


Resumo

A presente investigação propôs avaliar o estado nutricional e desempenho motor em ,escolares de 07 a 10 anos, de ambos os sexos da rede pública municipal de ensino ,da cidade de Araguaína – Tocantins. O estado nutricional foi registrado segundo ,critérios de Warterlow (1976 -1977) empregando com padrão de referencia o NCHS ,e utilizando – se do programa de avaliação do estado nutricional em pediatria ,(PED2000). Para tanto, utilizou-se da estatística descritiva, distribuição em percentis ,e freqüências. De acordo com as evidências encontradas no presente estudopercebeu-se que a prevalência de desnutrição (36,9%) é mais de três vezes superior ,que a prevalência de excesso de peso (10,4%). Quanto ao gênero, verificou-se ,excesso de peso mais elevado nos meninos (10,8% vs 10,1 %), maior proporção de ,desnutrição nas meninas (34,6% vs 39,1%) e maior adequação nutricional nos ,meninos (54,6 % vs 51,0%). De modo geral os dados obtidos no presente estudo ,apontam que os índices sobressaem para eutrofismo (52,8%) e carência nutricional ,(D.C, D.P e D.A, 36,9 %). Na avaliação do desempenho motor dos escolares, nos ,seus aspectos qualitativos, os padrões fundamentais de movimento foram realizados ,seguindo a matriz de análise dos padrões fundamentais de movimento proposto por ,Gallahue (1994). Na análise dos dados, utilizou-se a estatística descritivacalculando-se a média e desvio padrão. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para ,comparar os grupos. Participaram da pesquisa 398 escolares, sendo, 47,74 % ,(n=190) do gênero masculino e 52,26% (n=208) do gênero feminino, 8,48 % da ,população total. Foi verificado que os movimentos investigados se encontram em um ,estágio maturacional abaixo do recomendado para a faixa etária, que os níveis de ,padrão de movimento aumentam com o passar da idade e que os melhores padrões ,de movimento estão a favor dos meninos. Os resultados encontrados abaixo do ,esperado indicam que as atividades realizadas pelas crianças em seu cotidiano não ,estão favorecendo os movimentos fundamentais em específico. Considerando a ,característica individual do estado nutricional com relação ao desempenho motor, no ,presente estudo foi visualizado uma superioridade do padrão de movimento dos ,escolares do gênero masculino em detrimento dos escolares do gênero feminino em ,todos os movimentos investigados, e superioridade no desempenho dos movimentos ,de escolares em situação de adequação nutricional (eutróficos) nos fundamentos ,salto na horizontal e arremesso, diferentemente ao movimento fundamental chute ,em que foi visualizado uma superioridade dos índices de maturação de escolares do ,gênero masculino em situação de carência nutricional e escolares do gênero ,feminino em situação de distúrbio nutricional. Entende-se que o estágio nutricional ,dos escolares não foi o fator que contribuiu para o nível dos padrões de movimento ,encontrados.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2531&listaDetalhes%5B%5D=2531&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.