Resumo

A presente pesquisa visou identificar particularidades e percepções de participantes acerca dos encontros de música corporal “Fritura Livre”, que ocorrem mensalmente na Praça Victor Civita, localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Os encontros são atividades abertas de música corporal, onde os sons produzidos por estímulos ao corpo configuram práticas integradas de percussão corporal, dança e música vocal. Suas vivências são realizadas de forma livre, inclusiva e comunitária, não se exigindo experiência musical e/ou pré-requisito, a não ser pela disponibilidade de estar em contato direto com o outro. A pesquisa descritivo-qualitativa, realizada e apresentada como trabalho final de conclusão de curso no ano de 2015, partiu da inquietação e compreensão de que o corpo humano é base para qualquer existência, onde o raciocínio, a sociabilização, a capacidade criativa e demais facetas humanas podem estar ligados potencialmente ao corpo, uma vez que todas as ações partem dele. A pesquisa está baseada em uma revisão bibliográfica de conceitos sobre lazer, animação sociocultural, educação informal ou não formal, arte, cultura, eutonia e consciência corporal, fazendo-se valer de ideias de autores como Dascal (2008), Vianna (2005), Dumazedier (1980), Bernet (2004), Gohn (2009), Isayama (2006), Marcellino (2007), entre outros, e utilizou-se da observação participante e da aplicação de questionários semiestruturados abertos como instrumentos metodológicos para coleta de dados, reunindo uma amostra de 30 entrevistados, sendo 28 realizadas com participantes, uma com o facilitador da atividade e uma com a gestora da Praça Victor Civita na época. Compreendendo, assim, o tempo-espaço do lazer como um elemento de grande valia para a formação do individuo, possibilitando e impulsionando o aprimoramento de habilidades artísticas, lógicas, sociais e pessoais, entre outras, o presente trabalho visou levantar e discutir possibilidades de estados corporais em processos artísticos no lazer, verificando o emergir de momentos em que ocorra maior conexão do indivíduo com seu corpo. Assim, o estudo de caso acerca do “Fritura Livre” partiu de questionamentos de como estes estados corporais pessoais refletem e interferem na coletividade e quais potencialidades podem ser identificadas nas relações entre lazer, educação informal, vivências artísticas e consciência corporal. Quanto às particularidades dos encontros de música corporal e percepções relatadas pelos entrevistados, foi possível captar a impressão de que os encontros de música corporal “Fritura Livre” representam uma vivência artístico-corporal que ajuda a promover a criatividade pessoal e coletiva, por meio de uma sociabilização espontânea, do respeito mútuo e pelo autoconhecimento corporal, resultando em uma avaliação positiva do público entrevistado sobre as atividades desenvolvidas nos encontros de “Fritura Livre”. Também foi verificado como o espaço da Praça Victor Civita, seu espaço físico e sua forma de gestão contribuem para o desenvolvimento de atividades sócio artísticas, inclusive para a própria execução do “Fritura Livre”. Ademais, foi verificado como novos conhecimentos corporais e artísticos podem ser obtidos através da vivência de música corporal coletiva, em momentos de lazer, e como estes podem influenciar diretamente na forma como o indivíduo se relaciona consigo mesmo, com o espaço público e com outras pessoas.

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