Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física: Experiência e Implicações Para a Formação de Professores

Por: Carlos Afonso Ferreira dos Santos.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.17 - n.2 - 2019

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Resumo

Objetivo: Apresentar e refletir as experiências formativas do componente curricular “Estágio Supervisionado I” (campo escolar) do 5º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Belém - PA. Métodos: Metodologicamente, descreve e analisa as vivências oportunizadas pelo estágio do curso em questão. Resultados: Os resultados revelam elementos relevantes ao trabalho pedagógico em Edu-cação Física, oriundos da reflexão e avaliação das praticas realizadas pelos discentes. Todavia, notou-se a interrupção de demais reflexões por parte deles, dada a impossibilidade de um contato mais fecundo, efetivo e integral com outras experiências forma-tivas no estágio, necessárias à sua constituição profissional docente. Conclusão: Conclui-se destacando a ne-cessidade de se entender o estágio supervisionado enquanto momento de ação-reflexão sobre as práticas de ensino a partir de sua plena efetivação – observação da realidade, intervenção planejada e reflexão sobre a prática profissional em Educação Física – no processo formativo do estudante de graduação.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/22202

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