RESUMO DE TESE - Estágio Curricular Supervisionado nos Cursos Técnicos do Cefet-pr: Possibilidades e Limitações Para a Efetivação do Estagiário Enquanto Agente de Inovação.

Por: Antonio Carlos de Francisco.

Conexões - v.1 - n.5 - 2000

Send to Kindle


Resumo


O objetivo do presente estudo foi identificar as possibilidades do aluno/estagiário do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) - Unidade de Ponta Grossa em atuar como um agente de inovação no ambiente da empresa e da escola. Para a realização do estudo, as questões-problemas levantadas foram as seguintes: (i) a escola fornece preparação e mecanismos adequados para transformar o aluno/estagiário em um agente de inovação na empresa?; (ii) na empresa existem condições para que o aluno/estagiário atue como um agente de inovação?; (iii) Na escola existem condições para que o aluno/estagiário, com os conhecimentos adquiridos no estágio, atue como um agente de inovação? Trata-se de uma investigação qualitativa, de caráter descritiva, que utilizou como instrumento de coleta de dados o procedimento da entrevista semi-estruturada. O método utilizado para as inferências foi a análise qualitativa de conteúdo. A pesquisa desenvolveu-se em dois momentos, um teórico e um de pesquisa de campo efetivados em empresas, com supervisores de estágio, e no CEFET-PR, com professores/orientadores e com alunos/estagiários. As temáticas perquiridas foram: o histórico do CEFET-PR e da Unidade de Ponta Grossa, o Estágio Curricular Supervisionado, a legislação que ampara o Estágio, mecanismos auxiliares da formação do aluno/estagiário. Para balizar a discussão foram construídos dois conceitos centrais: agente de inovação e inovação. Constatou-se possibilidades limitadas de efetivar o aluno/estagiário como um agente de inovação em função de um despreparo das pessoas envolvidas no processo e de inadequações no ambiente de estágio

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/333/273

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.