Resumo

Analisa o tema estágio supervisionado na área de Educação Física escolar focalizando
sua relação com a formação contínua dos professores e a construção de saberes dos
alunos estagiários em frente ao processo de apropriação dos conceitos de formação
contínua, desenvolvimento profissional e necessidades. Trata-se de reflexão produzida
durante o curso Formação de Professores: Tendências Investigativas Contemporâneas
(PIMENTA, FUSARI & ALMEIDA, 2005) ministrado no Programa de Pós-Graduação da
Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, que traçou contribuição a tese
"Estágio como prática reflexionada: a produção/reconstrução de saberes por futuros
professores" (em desenvolvimento na FEUSP). Utiliza como procedimento
metodológico a pesquisa bibliográfica e dialoga especialmente com estudos na área
da Didática enfocando a formação de professores. Como principais resultados e
conclusões considera-se que para que o estágio potencialize a construção de saberes
não só dos alunos estagiários como dos professores, é necessário estar ancorado
num projeto que promova a reflexão da atividade docente, não só no plano individual,
mas de maneira coletiva, sendo essa reflexão amparada pela fundamentação teórica.
O estágio no âmbito de formação de professores pode apontar aprendizagens
significativas, desde que tenha como referência a escola nas suas possibilidades e
limitações, entretanto sem ignorar a troca de experiência e a participação de todos
(pares da escola e universidade). Quando o processo de estágio é mediado pela
reflexão, pode apresentar possibilidades de promover troca de saberes entre o alunoprofessor, professor da escola e professor da universidade. Neste quadro, ao focalizar
o desenvolvimento profissional do professor da escola, o aluno-estagiário poderá
relacionar características da profissão, aproximando-se das demandas que impõe a
profissão, bem como do entendimento da formação como uma aprendizagem
constante, e ao identificar as necessidades na atividade docente poderá por meio da
pesquisa, levantar possibilidades, interesses, problemas e aspirações, formulando
objetivos válidos para as necessidades identificadas na educação física escolar.

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