Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba: Orientações, Normas e Elementos Constitutivos de Sua Política

Por: A. M. M. Mariano, C. R. Franco, J. de Oliveira Lima, L. Diniz Barreira e M. A. Borges.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

O Estágio Supervisionado Obrigatório nos Cursos de Licenciatura constitui-se um importante instrumento de conhecimento e de aproximação do acadêmico ao campo de atuação profissional para ultrapassar os limites específicos de uma realidade meramente didático e pedagógica em sua formação. A resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, "institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior". Esta resolução determina em seu Artigo 1º, § II, que se cumpra "400 (quatrocentas) horas de Estágio Curricular Supervisionado a partir do início da segunda metade do curso". O Estágio Supervisionado Obrigatório é fundamentado pela lei 11.788 de 23 de setembro de 2008, com a proposta de referenciar as políticas de estágio das instituições de Ensino Superior. O objetivo deste trabalho é apresentar a organização deste componente curricular, reformulado e inserido no Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba (GO). Para tanto, no âmbito geral, foi realizado um estudo aprofundado dos documentos oficiais do Ministério da Educação - leis, decretos, pareceres, portarias - buscando fornecer fundamentação quanto à legislação pertinente. No específico foram objetos de estudo, o Regimento da IES, o Regulamento do Estágio Supervisionado Obrigatório e instrumentos constitutivos que firmam o convênio entre a escola campo e a IES. O referido curso tem sua grade curricular distribuída em três anos, e o estágio sua carga horária dividida igualmente entre terceiro, quarto, quinto e sexto períodos, ficando determinadas 100 horas para cada um deles. Os estágios a serem realizados a cada semestre recebem, nesta ordem, as seguintes denominações: 1º)Estágio Supervisionado e Prática de Observação, 2º)Estágio Supervisionado e Prática de Acompanhamento, 3º)Estágio Supervisionado e Prática de Docência I e 4º)Estágio Supervisionado e Prática de Docência II. A regulamentação deste projeto possibilitou aos educandos a vivência do cotidiano da docência, seja pela observação, acompanhamento ou regência de aulas atendendo, neste campo, às necessidades da formação inicial no Curso de Educação Física da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba (GO).

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.